CUIDADOS COM A BLACK FRIDAY
- Por Daniela Obers Giardina Chammas
- 27 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

Para muitos a Black Friday é sinônimo de dia de ofertas e de pagar barato. Contudo devemos tomar alguns cuidados com possíveis com golpes e fraudes que surgem nas proximidades desta data.
Para não se arrepender das compras feitas, alguns cuidados incluem:
1 – Estipule os produtos que quer comprar e o valor máximo que poderá gastar, para não extrapolar o previsto;
2 – É extremamente importante conhecer a média de preço do produto que pretende adquirir. Pesquise nos meses que antecedem esta data para verificar as variações de preços e possíveis oportunidades mais vantajosas;
3 – Compare preços dos produtos em pelo menos duas ou três lojas diferentes;
4 – Verifique se o site em que pretende realizar a compra é verdadeiro e confiável. Mesmo lojas renomadas (americanas.om, magazine luiza, submarino, entre outras) são alvo de golpes com sites clonados. Viu uma oferta em alguma mídia social, confirme a promoção entrando no site da empresa antes de finalizar a compra;
5 – Cheque todas as informações sobre a loja: se existe, seu endereço físico e o canal de relacionamento com o consumidor (telefone, e-mail). Verifique se já não existem muitas reclamações, como produto não entregue ou entregue fora do prazo;
6 – Leia as letras miúdas. Antes de comprar um produto informe-se a política de troca de cada loja. As lojas não são obrigadas a aceitar a troca ou a devolução de um produto sem defeito;
7 – Mesmo na Black Friday, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e ter o dinheiro de volta em compras feitas pela internet. Esse prazo é contado a partir da data da compra ou do recebimento do produto;
8 – Fique atento ao valor do frete para compras virtuais. Às vezes, o frete cobrado pode ser mais caro do que o próprio produto. Portanto, faça a conta final e compare com outros sites.
Descumprimento das ofertas e desrespeito ao consumidor podem gerar dano moral.
Comments